Portaria Remota em Cascavel

O que é portaria remota?

A portaria remota é um serviço que surgiu para substituir o método tradicional de portarias, permitindo o controle de acesso dos moradores e visitantes a distância. Este monitoramento funciona 24 horas por dia, através de câmeras e sistemas de controle de acesso, como, por exemplo, Identificação Facial e QRCODE para acesso de Moradores e Visitantes.

Como funciona a portaria remota?

No serviço de portaria remota, os moradores realizam a sua identificação por meio de cartões magnéticos, impressão digital, sistema de Identificação Facial e sistemas como QR codes e Aplicativos.

O cadastramento dos moradores é feito por formulário inteligente, utilizando vídeos interativos que permitem ao morador o completo cadastro e compreensão a respeito das funcionalidades do sistema.

A entrada dos visitantes pode ser feita de duas formas diferentes, a mais simples é a liberação feita pelo próprio morador através do aplicativo, ao gerar a liberação poderá enviar ao convidado um convite via WhatsApp ou outro meio de comunicação, sendo que nessa situação basta o VISITANTE ao chegar no local apontar o CELULAR para o QRCODE instalado na entrada do Condomínio e pronto seu acesso será automaticamente liberado.

Caso o morador não queria realizar a liberação via Aplicativo, basta orientar o mesmo ao chegar no local interfonar para a empresa, assim será desencadeado o atendimento via operação 24h que, remotamente irá atender e realizar os protocolos de segurança para liberação do visitante, sempre e obrigatoriamente com autorização do Morador.

A partir daí, o funcionário responsável pelo controle de acesso contata o morador do apartamento procurado, via telefone, interfone ou aplicativo e confirma a identificação do visitante para liberar sua entrada.

Além disso, a central tem acesso a todas as câmeras de segurança instaladas nas áreas comuns, saídas e outras dependências do condomínio, evitando furtos e situações suspeitas. Em alguns casos, as funções e eventos da central de incêndio também ficam interligadas ao serviço.

Como é feita a entrega de correspondências e delivery na portaria remota?

A entrega de correspondência precisa ser definida com o síndico ou responsável pela gestão do condomínio, porém, geralmente, os funcionários de outras áreas podem fazer a retirada em horário comercial. Claro que outras medidas também podem ser adotadas pelo Condomínio como, por exemplo, a instalação de CAIXA DE CORREIO INTELIGENTE.

Em relação às entregas de comida, o processo funciona como o controle de acesso dos visitantes, onde o entregador vai entrar em contato com a central ao chegar no condomínio e, após a identificação, o morador será avisado.

Diferenças entre portaria remota e virtual

Os serviços de portaria remota e virtual são muito parecidos, já que ambos têm o mesmo conceito de não utilizar profissionais presenciais e fazer suas operações por meio da internet. Porém, mesmo semelhantes, elas possuem algumas diferenças fundamentais no seu funcionamento.

Por exemplo, o principal fator que diferencia a portaria remota da concorrente é a assistência prestada por uma central de controle, que fica localizada na empresa prestadora do serviço, e a captura de informações essenciais para a gestão do condomínio.

Em alguns casos, o serviço também pode requisitar processos diferentes para o controle de acesso dos visitantes, como a instalação de uma eclusa, evitando a entrada de estranhos junto dos condôminos. Ainda nesse ponto, é possível entrar em contato com os moradores mesmo que eles não estejam em casa, por meio do telefone ou aplicativo.

Para que a operação funcione perfeitamente, é preciso aprimorar as dependências do condomínio com recursos modernos, como câmeras de segurança, chaves de acesso para moradores, meios de contato com os condôminos e aparelhos que evitem o mau funcionamento em casos de queda de energia e de internet.

Central da portaria remota

Quais as principais vantagens do serviço?

O avanço tecnológico não é a única vantagem da portaria remota, por mais que seja uma das principais, ainda existem outros benefícios adquiridos com a implementação do serviço. Confira a seguir alguns deles:

Redução de custos

Um dos pontos positivos trazidos pela portaria remota é a diminuição de, no máximo, 50% dos custos comparados a um sistema tradicional de portaria, onde é necessário manter um funcionário no local.

Com essa economia de recursos, é possível investir em outros serviços fundamentais para o funcionamento do condomínio, como limpeza e manutenção.

Aumento de segurança

Graças ao monitoramento 24 horas das câmeras e o controle remoto de acesso dos visitantes e moradores, as dependências do condomínio ganham uma segurança maior.

Além disso, como não existe um funcionário presencial no local, também deixa de existir o perigo do porteiro ser rendido por assaltantes.

Melhorias no controle de acesso

O controle de acesso remoto é uma das vantagens do serviço, pois ele facilita a entrada dos condôminos e dificulta a liberação de visitantes estranhos no condomínio.

Com o uso da internet, a central de controle consegue enviar, imediatamente, a identificação dos convidados aos moradores, mesmo que eles não estejam presentes em suas residências. Este processo costuma durar, em média, 1 minuto.

Diferente do modelo de portaria tradicional, estas inovações diminuem as chances de erros humanos e tornam este processo mais ágil.

Recursos para o gerenciamento condominial

A tecnologia utilizada no serviço de portaria remota consegue coletar materiais e dados relevantes para o gerenciamento do condomínio, como as conversas gravadas entre a central e os moradores, número de visitantes, horários de chegada e saída, quantidade de manutenções, entre outros.

Os dados são guardados em um sistema de nuvem, por meio do software da empresa, sendo disponibilizados para a central, síndico e moradores.

Todas essas informações podem ser utilizadas na montagem de relatórios que facilitam o trabalho do síndico ou dos responsáveis pela gestão condominial.

Valorização do condomínio

Todo investimento em recursos novos para o condomínio ou imóvel trazem uma valorização de longo prazo, isso inclui a portaria remota.

As inovações tecnológicas apresentadas pelo serviço podem atrair novos moradores que desejam usufruir destes benefícios.

Como migrar da portaria tradicional para a remota?

Tendo visto as principais vantagens da portaria remota, a próxima etapa é migrar do modelo tradicional para essa nova forma moderna e tecnológica.

O primeiro passo é recorrer a uma consultoria jurídica, já que existem alguns trâmites no processo de aprovação da instalação do serviço. Por exemplo, precisa ser definido se ela deve ser votada em assembleia por maioria simples, sendo considerada uma benfeitoria útil, ou aprovada por 2 terços, precisando de uma alteração da convenção do condomínio.

Depois disso, é necessário convencer os moradores de que a mudança será benéfica, evidenciando o aumento da segurança, redução nos gastos, a agilidade e a modernização.

Por fim, um dos pontos mais importantes é contratar uma empresa de qualidade para a realização do serviço, que realize o suporte 24 horas e atende todas as necessidades dos condôminos, como é o caso da Vigivel Security Franchise.

O que fazer em casos de problema de energia ou conexão?

O comprometimento dos serviços da portaria remota em casos de queda de energia e problemas de conexão é um fator que pode assustar a administração do condomínio. Porém, existem meios que podem evitar essa dor de cabeça.

Por exemplo, equipar as dependências do condomínio com um gerador vai sustentar o funcionamento do serviço, mesmo com a falta de luz na região.

Já em relação aos problemas de conexão, é aconselhável que os responsáveis pela gestão contratem 2 planos de internet, mantendo uma alternativa caso um deles deixe de funcionar.

Os planos da Vigivel incluem dois links de internet e um banco de baterias que suporta 2 horas de operação, mantendo o funcionamento da portaria remota até que o gerador do prédio assuma o controle.

O que é feito em casos de invasões?

As invasões e os furtos são um dos grandes medos das administradoras de condomínio, é preciso verificar como a empresa contratada vai agir nessas situações.

No caso da Vigivel, são instalados sensores de alerta em todas as portas e portões, que se ativam quando moradores esquecem de fechá-las ou quando há arrombamento.

Se alguém tentar entrar pela garagem, logo atrás de um dos condôminos, o sistema possui um alarme anti-carona, que toca caso um carro ou moto estranho passe pelo portão.

Gostou do serviço de portaria remota? Entre em contato com a Vigivel!

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